Caro leitor.
Nessas duas primeiras semanas, observei diversas `coisas` interessantes e diferentes que vi em Melbourne. Pode ser que no Brasil e outros países tenha também, porem nunca vi, talvez por falta de atenção. Todavia, irei apresentar a seguir algumas coisas interessantes e criativas que vi aqui, confira:
- Rolo de saco p/ coco de cachorro: Isso achei o maior barato. Melbourne tem muitos parques, e quase todo mundo tem cachorro aqui, pequeno, medio, grande e etc. E nesses parques podemos encontrar algumas `máquinas` que fornecem saco plástico para pegar o coco do seu cão;
- Tomadas de segurança: As tomadas daqui, além de serem diferentes (três pinos) elas possuem um botão ao lado para liar e/ou desligar a passagem de eletricidade. A grande vantagem é que você não precisa ficar tirando e colocando a `tomada` na `tomada`.
- Coleta seletiva: Temos isso no Brasil, mas pelo menos no meu bairro isso não funciona. aqui eles tem três `latões` de lixo de plástico; um verde claro - para a grama; um verde escuro - para o lixo biodegradável; uma amarela - para itens recicláveis. Em certos dias da semana o caminhão de lixo especial, que tem um braço mecanico, movimenta os latões até a caçamba do caminhão e devolve para a calçada, para ser usado novamente pelas familias.
- Tram: Parecem bondinhos modernos. Lembram um trem que anda pelas ruas. É legal porque eles vão para diversos lugares. Alguns Bondinhos, bondinhos mesmo - são antigos, fazem tour pela cidade e algumas linhas são gratuitas. Mas é bom sempre confirmar antes.
-` For turn right, please turn left`: Isso no começo me confundiu um pouco, além do transito invertido (eles dirigem na direita do carro, ao invés da esquerda). Mas, principalmente no centro, os carros que querem entrar a direta em uma rua principal precisa, obrigatoriamente, entrar a esquerda e quando o farol abrir entrar a direita. Parece confuso? Pra mim também!
- Apenas aperto de mão, por favor: Diferentemente mente do Brasil, a maioria dos australianos não gostam muito de abraços e beijos de desconhecidos. O que quero dizer é que se você conhecer um Aussie pela primeira vez, não abrace-o ou dê um ou dois beijos no rosto, pois eles nào fazem isso aqui, a não que te conheça a muitos anos ou é da familia. Outro detalhe importante é que se ele(a) te abraçar, não abrace-o, fique com os braço abaixados.
- Judeus não comem carne de porco: Essa é velha, coloquei aqui pra ver se você estava prestando atenção no que está lendo! Risos.
- Vaga para deficiente: Parece engraçado, mas outro dia fui a praça Federation Square e, normalmente as pessoas costumam sentar no chão da praça e assistir jogos pelo o telão. E quando olhei no chão antes de sentar, reparei que alguns lugares havia o emblema de deficiênte físico, ou seja, eu não poderia sentar NO CHÃO que havia esses emblemas. Isso gostei pra caramba, agora se as pessoas respeitam é outra história.
- Inspetor de bilhetes: "Você deve comprar seu bilhete antes de entrar nos Trens, onibus ou bondes da cidade, porem nada impede de você passar um bilhete vencido, como já cansei de ver as pessoas fazendo (uma luz amarela acende nas catracas). Devido a isso existem alguns inspetores que checam seu bilhete. Caso eles te pegarem você paga uma multa salgadinha.
- Recipiente de molho `shoyo` p/ pedidos delivery: Isso me deixou abismado, pois devido a grande influência do publico oriental (chineses e etc.) o pessoal aqui consome muita comida japonesa, chinesa, koreana e etc. Então para quem quer consumir seu SUSHI em casa eles colocam dentro da embalagem de delivery um refil com molho shoyo.
- Futebol Australiano; Isso é doidera demais. Parece Rugby mas para caras durões. É um baita esporte sangrento. Procure na internet para mais informações. No futuro farei um post.
- Losa eletronica: Isso é fantastico. Trata-se de um quadro branco gigante que esta concetado a um PC, Dell por exemplo, e os professores utilizam para mostrar slides da disciplina e escrever com canetas de cores basicas e um apagador mágico. Awesome!
- Banco sem taxas e que funciona de segunda a segunda: Pessoal isso existe. O Westbank, não cobra taxa nenhuma pra estudante e funciona de segunda a segunda - a agência não apenas o caixa eletrônico. É um barato, pois posso ir em shoppings ou em agências na rua que eles estão lá, pronto para me atenderem.
Nessa foto temos o saquinhos de coco de cachorro. Coloquei nessa posiçao pois a Australia está nessa posicao no Globo, geograficamente falando!
Esse é um Tram (Bondinhos no Brasil). Existem milhares deles aqui na City.
Tomadas nas casas australianas. Quando o dispositivo está vermelho, está passando energia, caso contrário nao. Meu pai iria adorar isso, pois vive tirando as tomadas dos eletronicos de casa!
Acho que comentei bastante coisa hoje. Em breve escreverei a continação desse post.
Fiquem com Deus!