São Paulo

São Paulo

quinta-feira, 15 de abril de 2010

INJURIADO


Caro Leitor.

Tenho estado ausente esses ultimos tempos, pois iniciei um curso novo - comentei isso em postagens passsadas - o que está `tomando` grande parte de meu tempo. Realmente está muito puxado, mas isso nao significa que nao tenho boas ou más historias para compartilhar com todos voces.

Infezlimente hoje nao é dia de uma boa historia. Como tenho feito todas as minhas sextas-feiras, tenho atividades no curso das 9 as 4 da tarde. Nesses ultimos dias o tempo de Melbourne nao está muito agradavel, pois o frio está MUITO forte aqui. Porém nesse sexta fomos surpreendidos com um belissimo tempo, ceu azul, clima quente, tudo perfeito.

Finalizei minhas obrigacoes e pensei: `nada melhor do que um por-do-sol em Sant Kilda`. Convidei o Ricardo, porém ele nao estava se sentindo tao motivado para tal atividade.

Estava indo para casa, guardar minhas coisas e trocar de roupa, quando vi um grande movimento em frente a State Library. Tratava-se de um show gratuito com algumas bandas de Rock locais. Decidi mudar meu percuso, comprei um sorte de casquinha no Hungry Jack's - o Burger King da Australia - um dos meus poucos luxos aqui (custa $ 0,50) e fui direto para a Library procurar um lugar para sentar e apreciar o show.

Infelizmente, caro leitor, quando estava quase finalizando minha casquinha - muito gostosa por sinal - fui abordado por um grupo de (talvez sejam estudantes) teenagers / adolescentes com suas roupas de marcas, giriras bacanas e cigarros no dedos.

Um deles em particular, chegou proximo de mim, me chutou gentilmente na perna e perguntou se eu nao tinha algum trocado para dar para ele! Eu disse: `Sorry, mate I don't have!`.

Percebi sua indignacao, mas ele voltou a conversar com os demais amigos. Minutos depois ele perguntou seu eu tinha cigarro, respondi novamente; `Mate, I don't have because I don't smoke!`.

Ele se virou para os seus amigos e comecou a caçoar de meu sutaque - é isso mesmo, por mais ingles que voce estude dificilmente perderá seu sutaque, pois é parte de voce, da sua lingua mãe, todo mundo tem, espanhol, colombiano, americano, ingles, indiano e etc.

Honestamente, desconsiderei, pois preconceito é uma coisa que estamos sujeitos a todo lugar, ainda mais quando voce nao está no seu pais. O mais bacana é que esse garoto, nao era o tipico australiano, loiro de olhos azuis, mas sim um descente de indianos. Pela terceira e ultima vez, o garoto veio me importunar. Me cutucou na nuca e perguntou se eu tinha $2 para ela comprar bebida ou alguma comida.

Eu me direcionei a ele e disse; `Mate, what's your problem? I told you I don't have any money to give YOU! Why you don't come back for your fucking country? Your mother fucker!` E por fim, o insultei com o espanhol que estou aprendendo ` hijo de la puta` para ter a certeza que ele havia me entendido. Após isso, me levantei, e tomei meu rumo de volta para a casa, deixando o show, Sta Kilda e qualquer outra oportunidade que aparecesse de entretenimento.

Agora lhe pergunto; `Minha postura com relacao a essa situacao estava correta?`. Acho que ambos sabemos que nao. Agora o porque eu decidi escrever isso; primeiro pra mostrar que nao sou um cara que senta em seu laptop e comecar a escrever coisas moralistas sem sentido, cometo erros assim como voce, perco a cabeca assim como voce, SOU HUMANO assim COMO VOCE.

Quero muito compartilhar meus erros com voce, pois é uma forma de refletir sobre o que fiz e tentar nao fazer na proxima vez. Como diria meu pai: Muitos serao os garotos que irao te amolar, chutar ou tentar tirar sua paciencia.

Porém o ponto importante; note que nessa situacao, temos o preconceito de ambas as partes minha e dele; e o fato de Australianos pedirem esmolas aqui com frequencia - chamamos isso aqui de begging - nao foi a primeira vez que isso ocorreu comigo ou com meus amigos aqui. Fora as que eu testemunhei.

O que me revoltou nessa situacao foi que esse tipo de atitude me lembrou meu país. Todavia, a minha revolta nao foi pelo fato de termos pessoas e principalmente criancas pedindo esmolas na rua pois elas TEM UMA JUSTIFICATIVA devido aos enormes problemas socias que temos, mas sim isso AQUI em um país `considerado` de primeiro mundo, onde o gorverno fornece inumeras assistencias sociais, com escolas de alta qualidade, vasto acervo a cultura e ao `commonwealth`, digamos que é uma saude publica do Estado.

Entao se voce tem acesso a tudo isso, o porque fazer isso? Porque tomar esse tipo de atitude? Por safadeza talvez, quem sou eu pra julgar.

Mas antes de encerrar, gostaria de fechar com a seguinte pergunta: O que diferencia um garoto que tem acesso a uma excelente commonwealth de um que nao tem se quer acesso a matricular-se em uma escola publica?

Cabe a voce responder.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário