São Paulo

São Paulo

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Acomodação


Caro leitor, olá novamente.

Estava arrumando algumas coisas em casa e lembrei que ainda não postei nada sobre acomodação, alojamento, teto, um canto... Como queira. Existem muitas expectativas sobre esse tópico na viagem e acredito ser importante também.

Bom, supondo que já tenha escolhido o destino de sua viagem, curso e escola você deve estar se perguntado: “Mas aonde vou ficar, isto é, como e com quem? Quais opções eu tenho?”

Existem algumas formas de como se conseguir uma acomodação lá fora, podendo ser na própria instituição de ensino (alojamento de estudantes), em casa de família (as famosas HOMESTAY) através da instituição de ensino ou em sites específicos onde pessoas oferecem ou procuram vagas disponíveis por meses, semestres e anos. Já lhe adianto; isso também é trabalhoso!

Veja bem, se você “comprou” o curso mediante a uma agência pela lógica ela poderá lhe “empurrar” a acomodação. Digo “empurrar”, pois segundo fontes da internet é a forma da qual as agências mais ganham na venda de seus serviços. Podendo ser das duas maneiras que mencionei anteriormente; um quarto fornecido dentro da instituição de ensino ou uma homestay.

Quais as diferenças entre homestay, alojamento da instituição de ensino, albergues/ hostels e share. Como você pode notar, são diversas as possibilidades de acomodação país a fora. Confira a seguir um breve descritivo de cada uma:

- Homestay (Casa de família): Basicamente é uma residência que contém uma família padrão ou não (gato, periquito, irmãos, vovó e etc.). Essas famílias são pagas para lhe hospedar da melhor forma possível. Ainda não sei exatamente como é feita a seleção dessas famílias pelas escolas, mais as informações que detenho é que elas recebem por sua acomodação e devem estruturar toda a casa para a sua chegada, como disponibilizar um quarto, banheiro e etc. A grande vantagem de se hospedar em uma homestay é a possibilidade de aprender muito sobre a cultura / vivência do australiano e, se tiver sorte, poderá ser hospedado por uma família legal. Como desvantagens, você não escolhe a família, eles podem ser um casal de rabugentos, é relativamente caro, e você pode não se identificar com eles. A alimentação varia, mas normalmente é meia pensão, com café-da-manhã e jantar. Portanto é uma caixinha de surpresas.

- Alojamento: Para quem estudou em uma universidade pública no Brasil e escolheu morar, nem que por um curto tempo no alojamento da universidade, sabe como é. Acredito que deve ser muito semelhante, podendo dividir o quarto ou não. É claro que isso influência o valor final que também é alto. Com relação à alimentação varia, podendo ser oferecido na cantina da escola ou o aluno deve se virar. Como vantagem, acredito que seja a vivência no campus, já como desvantagens o valor da acomodação.

- Hostels (Albergues): Calma, não será igual ao filme onde todos os viajantes morrem dilacerados por uma sociedade secreta de aristocratas. Brincadeiras a parte, li e ouvi bastante sobre esse tipo de hospedagem. Muitos falaram bem, pelo custo benefício. Existem sites especializados que fizeram um ranking de todos os albergues do mundo. É excelente para se ter uma idéia de segurança, custo, deslocamento, conforto e etc. A grande vantagem é o custo, sendo baixíssimo. Como desvantagem, alguns albergues permitem uma hospedagem de até 14 noites. Vale à pena procurar, pois possui vários serviços podendo ser quarto individual ou separado, cozinha coletiva, salão de jogos e etc.

- Share: O interessante da share é a semelhança de uma republica de estudantes. Em cidades universitárias como Campinas, SP, existe muito isso. Um grupo de amigos aluga um apartamento ou uma casa e dividem os custos. A diferença aqui na Austrália (e muito outros lugares do mundo) é que você pode fazer isso sem conhecer seus futuros colegas de aluguel através de alguns sites da internet. Como vantagens têm os custos benefício e desvantagens não ‘conhecer ‘ seus colegas / inquilinos.

Após muita dúvida, pesquisa e perguntas optei por 4 semanas em uma homestay. Tenho em mente passar essas 4 semanas iniciais na casa de uma família a fim de agilizar meu processo de integração aos costumes do país e buscar uma share com os futuros colegas de classe ou na internet. Destaco como fator primordial da escolha de uma homestay no primeiro mês foi a possibilidade de aprender mais sobre os costumes do povo australiano, através de uma vivência com uma típica família australiana. Veremos o que irá acontecer!

Lá na Austrália, estarei estudando outras formas de acomodação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário