São Paulo

São Paulo

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Melbourne, Austrália.




Caro leitor.

Na última postagem informei os motivos que me levaram a sair do Brasil. Na postagem de hoje explicarei os motivos que me levaram a escolher a cidade de Melbourne na Austrália para viver e estudar inglês por 6 meses. Na próxima postagem, comentarei sobre Buenos Aires, Argentina meu próximo destino.

Bom, desde meus 15 anos tive desejo de estudar fora do país, mas meus pais não tinham condições para realizar meus sonhos. Tracei um objetivo: “Pretendo estudar no exterior por no mínimo 6 meses”. Desse objetivo montei um planejamento estratégico, respondendo as seguintes perguntas: O que eu preciso para estudar no exterior? Como irei fazer isso? Quando irei realizar isso? Através disso, percebi que primeiramente precisava decidir para aonde eu iria, inicialmente confesso que foi Boston, EUA devido as grande Universidades americanas estarem lá e eu ter um tio (Joel Stones) que morava lá a anos e poderia me auxiliar. Em seguida, percebi que iria dispor de um dinheiro que não teria naquele momento, então pesquisei na internet e em algumas agências o custo aproximado (orçamento) do curso como um todo, passagem, alimentação, hospedagem e etc. Com esse valor total em minha mente, fiz um calculo, com base em meu salário atual, de quanto precisaria poupar para ajuntar a quantia necessária. Descobri que iria demorar muito para ajuntar a quantia necessária com o meu salário atual aos 15 anos. Então percebi que precisava melhorar meus vencimentos, ou seja, preciso melhorar de emprego, pra isso precisei entrar em um curso técnico de processamento de dados, aos 18 já trabalhava com TI, ingressei na universidade, me graduei, pós-graduei e finalmente ajuntei a quantia necessária para viajar.

Portanto, visualize da seguinte forma:

Primeiro: DEFINIR O OBJETIVO – Para aonde você vai e o que pretende fazer;

Segundo: O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA REALIZAR O OBJETIVO – No meu caso definir para onde eu iria e os recursos financeiros que eu não tinha;

Terceiro: COMO FAZER ISSO – Talvez a parte mais complexa do planejamento, pois após montar uma lista de todas as suas necessidades temos de ser REALISTAS e planejar o quanto iremos precisar, no meu caso tive de aumentar minha renda, mas para isso tive de me graduar, portanto uma coisa leva a outra;

Quarto: QUANDO FAZER – Infelizmente não temos controle total sobre nossas vidas e algumas pedras no caminho podem aparecer, mas projete com base nas etapas anteriores, o tempo em que pretende realizar isso, em meu caso projetei em 5 anos, portanto era para eu ter viajado aos 20, mas por motivos pessoas tive de acrescentar mais 3 anos, portanto demorei 8 anos.

É importante anotar tudo, não tenha medo de colocar essas informações em uma folha de papel, isso irá auxiliá-lo a ver coisas que não tinha pensando anteriormente e que a quantia de dinheiro será muito maior do que você esperava. Como disse anteriormente, não tinha como meus pais ou um tio rico me auxiliar, por si só consegui ajuntar o dinheiro necessário para viajar com conforto em 8 anos, isso varia de pessoa para pessoa, cenário a cenário. O importante é projetar um orçamento, se ter uma idéia de quanto tudo isso irá custar e estudar qual será a melhor forma de se “levantar” esse dinheiro.

Em fim, quando tive o dinheiro em mãos, o dólar americano subiu horrores o que me obrigou a procurar por alternativas, pois na época tornava inviável minha viagem para BOSTON. Certa vez, em um processo de seleção de uma empresa multinacional conheci um rapaz que havia acabado de voltar da Austrália e falou muito bem de lá. Isso me motivou a obter mais informações sobre o país. Gostei do vi e achei muito mais interessante viajar para um local onde não iria conhecer ninguém, diferentemente de BOSTON e cabia no meu bolso.

Através da internet encontrei várias informações, BLOG´s de viajantes e agências que fomentaram meus planos de viajar para lá. Dentre as 5 maiores agências do mercado de intercambio no Brasil, existe uma especializada na Austrália e Nova Zelândia que melhor me identifiquei. Dentre os diferenciais que ela apresentou foi o fato de todos os agentes que me atenderam terem morado lá e a forma como me apresentaram os valores. Algumas agências não informam todos os gastos que você irá ter, no caso deles foi apresentando um orçamento projetando tudo. Isso me cativou.

Ok, definido o país, tinha parte do dinheiro, faltava decidir: O que estudar? Em qual cidade? Escola?Quando partir?

Quando entrei na faculdade, ingressei no inglês tendo em vista minha viagem ao exterior e ainda estou cursando, pois uma coisa é falar inglês em um país não-nativo e outra coisa é... Outra coisa. Portanto busquei um curso de inglês e negócios. Além disso, pretendo fazer o inglês voltado para a certificação IELTS, é como uma certificação Microsoft só que de inglês afirmando que você está habito para falar, escrever e ouvir a língua inglesa em países como a Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. Estarei falando mais sobre isso em uma nova postagem.

Com ajuda do pessoal da agência escolhi a cidade de Melbourne pelas seguintes razões: tem poucos brasileiros, pois é uma cidade localizada ao sul do país e sua temperatura oscila bastante (ou muito quente ou muito frio); ser uma cidade semelhante a São Paulo, o que particularmente me fascina; ser referência da arte, cultura e culinária do país; e alguns pontos turísticos que sempre quis ver; Futuramente irei falar mais sobre Melbourne.

Dentre as diversas escolas escolhi a Embassy CES, pelo fato de ter colhidos ótimos depoimentos dela, estar localizada em uma faculdade australiana (de acordo com relatos isso é bom, pois a estrutura da escola é melhor) e pelo método de ensino que vi em vídeos aulas na internet.

Não me recordo mais as inúmeras vezes que alterei a data da viagem, todas às vezes por um motivo diferente, mas como disse a você anteriormente, não temos como controlar certas situações, portanto esteja preparado para mudar a data de embarque caso necessário. Estarei partindo dia 13 de Janeiro de 2009 do Brasil, estarei saindo da Austrália no mês de Agosto e indo diretamente para Argentina tendo como intuito o retorno ao Brasil em Novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário