São Paulo

São Paulo

sábado, 15 de maio de 2010

Revolta!


Caro Leitor.

Demoro a escrever no BLOG e, quando retorno, só trago noticia ruim. Como dizia o velho ditado popular; `noticia ruim vem a cavalo`.

Como é de costume, todo o final de semana fico esperando minha namorada conectar no MSN ou Skype para conversamos e colocarmos os assuntos em dia. Como ela nao compareceu no horario combinado pensei: `Ela deve estar exausta pois deve ter salvado muitas vidas na clinica!` (Ela trabalha em um clinica veterinária). Pois bem, esses plantoes costumam ser puxados e segundo relatos dela, sempre aparece um pet no final do plantao para eles socorrerem.

Algumas horas mais tarde ela conecta e me informa a triste noticia de que seu pai havia sido sequestrado. Veja bem como aconteceu: Como o plantao dela costuma acabar por volta das 10, o pai dela costuma busca-la por `motivos de seguranca`, pois a clinica é perto de sua casa. Nessa noite ela estava esperando seu pai, como é de costume. Ele tinha acabado de tirar o carro quando foi abordado pelos bandidos que o leveram em seu proprio carro. A mae da minha namorada viu tudo pela janela e, basicamente, entrou em contato com a policia e o restante da familia.

Mais tarde, o pai da Cinthia, foi encontrado voltando para casa de carro. A policia o abordou pensando que os bandidos ainda estavam com ele. Graca a Deus eles levaram apenas a carteira (documentos, trocados e etc.) e o radio do carro.

Gracas a Deus, deixaram ele voltar com o carro para a casa. Quando ela me contou tudo isso, senti varias coisas ao mesmo tempo; pena, odio, impotencia, desepero, raiva e medo. Todos esses sentimentos atraledos ao fato ocorrido. Alem do que, a distancia lhe impossibilita de se quer poder dar um abraco na pessoa que voce ama para conforta-la e dizer; `esta tudo bem agora, pois estamos aqui`.

Quando me propus a essa `viagem maluca` de auto-conhecimento, tinha em mente que me tornaria um ser humano melhor, mais forte, bravo, guerreiro, paciente, experiente, e demais outros inumeros adjetivos. Pois tinha em mente que viveria situacoes extremas e que o fato de supera-las, cada uma delas, me tornaria um homem melhor, cumprindo assim meu `treinamento`.

JAMAIS, pensei que seria assim, tão dificil, tao pertubador. Apenas que está aqui, vivendo aqui SABE definitivamento do que estou compartilhando com voce, caro leitor.

Venho coletando muitas vitorias, SIM, sem duvida nenhuma, mas como em toda batalha - nao seria diferente nessa batalha da vida - venho coletando grande perdas, grandes derrotas.

SEMPRE, tive em mente que temos de aprender com nossos erros, estuda-los friamente ao ponto de nao comete-los de novo. Ainda mais, aprender com os erros dos nossos `vizinhos` para que tambem nao aconteca conosco.

Mas o que fazer numa situacao como essa? Talvez agora, caro leitor, voce entenda que em certas situacoes da vida nao temos nada o que fazer apenas esperar. Talvez tenha que esperar o tempo passar, concluir minha jornada e um dia, quando voltar para casa, poder abracar minha namorada e lhe dizer; `estou aqui`.

Mas, é claro que, o sentimento de revolta pelo que aconteceu é presente em meus pensamentos, pois pela convivencia que tenho com a familia da minha namorada, sei que o pai dela nao merecia passar por esse tipo de situacao, mas todos nos fomos - mais uma vez - vitimas da criminalidade.

As pessoas aqui, constantemente me perguntam sobre o Brasil, e eu constantemente comento das milhares de coisas maravilhosas que temos em nosso pais. Porém, a segunda pergunta - que sempre é algo referente a violencia - sempre tentei responder de uma forma otimista que isso era um problema contornavel, que nao acontecia em todo luga e com todo mundo.

Acho que, agora apos esse fato, terei de ser direto e, infelizmente, dizer que o Brasil é um pais que tem tudo pra dar certo, um vasto potencial, porém devido a ma gestao, pessima politica interna, temos enormes problemas sociais que nao sei quando ou se um dia serao resolvidos.

Infelizmente nao se um dia, poderei andar pelas ruas de Sao Paulo como ando HOJE pelas ruas de Melbourne, tranquilo independente da hora que for, pois sei que a possibilidade de acontecer algo de mal comigo - assalto, por exemplo - sera minima.

Encerro por aqui, mas que fique claro que, mesmo com tudo isso, irei voltar pra o Brasil. Pois diferente de muitos brasileiros espalhados e deslumbrados com os paises de primeiro mundo, acredito que devo sim voltar para meu pais e lutar - como cidadao - para melhorar as coisas, mesmo que minha participacao seja inespreciva num todo.

Encerro aqui.

Fiquem todos com Deus!

PS; coloquei a imagem do filme `V for Vendetta`, pois trata-se de um revolucionario que conseguiu mobilizar todos os cidadaos de Londres (ficcao) em busca de uma revolucao contra um governo autoritario e corrupto. Acredito que, no caso do Brasil, essa seja a melhor solucao do moment,o uma mobilizao de toda a populacao em luta de melhorias em diversas areas socias em nosso país, PRINCIPALMENTE, na educacao!

Um comentário: