São Paulo

São Paulo

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Por siempre Nestor & Fuerza Cristina!



Caro Leitor.

Mesmo tendo muito o que dizer a você sobre a Argentina, os lugares bacanas que conheci e as situações inusitadas que vivi aqui, por força maior tive que deixar isso por um instante de lado, pois o fato que vou comentar a seguir julgo ser de extrema importância.

A morte do ex-presidente Nestor Kirchner um dos homens mais influentes da moderna política argentina. Confesso que me senti honrado em poder estar aqui quando esse fato, um tanto triste, aconteceu, pois sinto que, de uma forma muito pequena, fiz parte da historia desse país.

Mesmo ele e sua ex-esposa e atual presidenta Cristina serem muitos criticados pela maioria dos eleitores argentinos foi impressionante a grande mobilização que o povo fez nas ruas para homenageá-los e passar um apoio moral a presidenta Cristina.

Há muitos rumores e críticas sobre o comportamento ou o jeito de ser de um argentino, principalmente de um porteño (nome dado geralmente as pessoas que nasceram na cidade de Buenos Aires) muitas vezes classificados com boêmios e cheios de si. Todavia se existem qualidades que ninguém pode contradizer é que eles, os argentinos, são muito patriotas REALMENTE amam e defendem seu país com unhas e dentes. Além disso eles têm muita compaixão entre eles, principalmente sobre assuntos relacionados a familia . Em outras palavras, a familia aqui é uma instituição sagrada.

É claro que, caro leitor, essa é uma posição minha e é pessoal.Não são formado em antropologia ou muito mesmo jornalismo ou historia. Porém com base nos conhecimentos de vida que tenho, o tempo que tenho vivido aqui e com os argentinos que conheço e converso pude chegar a essa conclusão.

Foi uma sensação fantástica poder estar entre a multidão nas ruas, avenidas e na famosa `Plaza de Mayo` uma dos mais importantes pontos de encontro e expressões pública dos país. Pode ver a formam como se mobilizavam, cantavam, gritavam, aplaudiam e uivavam foi espetacular. Julgo que deve ter sido coisa parecida para nos brasileiros quando ocorreu o movimento de Diretas Já, com todos nas ruas expressando seu sentimento de felicidade pela conquista do direito ao voto. Só que agora o cenário foi outro, outro pais, outras pessoas, porém acredito que a mesma causa a crença de um povo por viver em um país melhor.

Acredito que os argentinos que estavam nas ruas hoje, mais que homenagear um dos políticos mais importantes de seu país queriam expressar que, não importa quão difícil são e serão as coisas, eles crêem em seu país, têm a esperança que as coisa, por mais difícil que sejam daqui pra frente, um dia serão melhores. O que justifica a frase muitas vezes escritas em muros ou gritadas por eles; `Fuerza Cristina`.

Antes de encerrar, gostaria de deixar claro que, neste post, não estou do lado a esquerda ou da direita, peronista ou não peronista, apenas gostaria de compartilhar com você a imensa mobilização que aconteceu nesse pais sul americano e que me surpreendeu. Creio que havia esquecido que o verdadeiro poder de uma nação não está na mão daqueles que governam o pais, mas sim nas mãos do povo, sempre esteve e espero que jamais se esqueçamos disso.






Fiquem todos com Deus,

Nenhum comentário:

Postar um comentário