São Paulo

São Paulo

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pé na Estrada: The Outback


Caro leitor.

Conclui meus estudos aqui na Australia e, de acordo com meu report, com distincao. O que me deixou muito contente em saber, pois tudo isso foi reflexo de horas e mais horas de estudos. Mais um etapa concluida agora é hora de conhecer esse fascinante país de uma forma diferente; Mochilando.

Irei registrar aqui minhas experiencias de mochileiro na Australia, ao mesmo tempo irei apresentar dicas sobre lugares, melhores praticas e precos. E, é claro, os apuros que irei e estou passando. Espero que goste.

Vamos comecar pelo Outback ou tambem conhecido aqui na Australia como o Redcentre. Trata-se de algumas formacoes rochosas no centro – exatamente – do pais onde tambem esta localizado um vasto deserto. Durante o dia a temperatura pode atingir os 30 graus e a noite cai drasticamente para 5 graus, aproximadamente. Essas temperaturas sao pertinentes ao inverno, pois no verao é muito pior.

Minha jornada começou apos eu ter embarcado em um voo de Melbourne to Alice Springs. Gostaria de enfatizar que foi um dos piores que tive me toda a minha curta vida. Coincidentente, viajei com minha amiga Emilie da França.

Durante o voo pegamos uma baita turbulencia, onde tivemos a sensacao de que o avião estava caindo consecutivamente. Um outro detalhe importante que descobri minutos antes de embarcar era que Emilie tem medo de voar. O que resumiu em um breve ataque de histeria durante a turbulencia. Ela agarrou minha mao, quase quebrou meus dedos de tanta forca, e comecou a gritar. A sorte foi que como ela comecou a olhar pra mim com aqueles olhos de `vamos morrer`, nao viu pela janela do aviao a asa se movimentando como se fosse uma asa de passaro pra cima e pra baixo. Isso fez me lembrar meu primo Rafael – ele é engenheiro e trabalha na Embraer . Queira muito saber por quanto tempo uma asa exatamente como aquela poderia aguentar!

Pensando bem, nao seria uma boa ideia. Okay, passando o voo sofrido e agitado que tivemos, pisamos em terra mais uma vez, graças ao bom Deus. Emilie estava totalmente envergonhada, nao é pra menos, pegamos um shuttle to Alice Springs.

Essa cidade é a ultima antes de embarcar dentro do Redcentre. Pra ser sincero esperava mais de Alice Springs, mas nao passa de um pequena cidadezinha do interior com alguns quarteroes. Tem algumas coisas interessantes a serem vistas como o Anzac Hill, Reptile Centre e ter um café na rua principal – Todd Mail Street.

Entao, recomendo no maximo um dia em Alice Springs, acredito que é mais que sufiente p/ conhece-la. No dia seguinte embarquei em um tour p/ o Outback. Dentre as milhares agencias de turismo que fazem o percurso pelo Redcentre, escolhi a `The Rock Tour`. Gostei, nao me arrependo e ainda recomendo. O tour occorre em tres dias, sendo um acampamento no deserto. Isso mesmo, seu banheio nada mais é do que um arbusto no meio do deserto! Bacaninha, nao é? Durante esses tres dias percorremos aproximadamente 1000 kilometros, visitamos spotlights como Kings Canyon, Kata Tijuda, e Uluru. Dormimos sobre as estrelas(fomos abencoados com um eclipse lunar na primeira noite), fizemos acamento no meio do nada, pegamos lenha, vimos o por do sol, o nascer tambem e comemos marshmallow em frente a fogueira. Um intinerario de escoteiros! Por fim visitamos uma tipica fazenda no Outback onde foi possivel dar um volta de camelo. Isso foi a pior sensacao que tive, pois o bicho pula sem parar!

O grupo era composto por 16 pessoas, incluindo a guia, estava bem misto pois tinha, alemaes, holandeses, ingleses, australianos, italianos e, é claro, um brasileiro. Risos.

O tour como um todo foi fantastico, nao existe nada em que me arrependo, aprendi um pouco sobre a cultura australia e, principalmente, sobre a cultura aborigine e como os australianos ainda tem problemas em intrega-los a sociedade. Um das coisas que vi em Alice e me senti inconfortavel, alguns aborigenes vagando como se estivessem perdidos pela cidade. Isso, inclusive, me lembrou o centro de Sao Paulo onde podemos encontrar um numero consideral de pessoas que passam o dia inteiro lá, apenas observando e matando o tempo. Alem do mais, muito deles nao falam ingles apenas o dialeto aborigine que varia conforme o lugar (é isso mesmo, os aborigines nao tem uma lingua universal, varia de acordo com o lugar de origem na Australia). Outra coisa interessante sobre os aborigenes é que, diferente de outras civilizacoes que restraram seu conhecimento em `coisas escritas`, eles registram seus conhecimento em cançoes e historias. Entao, por exemplo, se um aborigene esta no meio do deserto e precisa encontar agua ele começa a cantar uma canção que lhe ajuda encontar agua. Muito bacana.

Falando um pouco sobre o Ulutu, trata-se de uma enorme rocha sagrada pra os aborigines, que costumava ser parte do conjunto de rochas em Kata Tjuta. Com o passar dos milhares de anos e com a ajuda da agua essas rochas se separam, mas continuam proximas uma das outras. Essa enorme parte que conseguimos ver do Uluru nao é nada se comparado com o que esta enterrado. Pois, de acordo com os estudiosos estimasse que existe ainda mais 7 kilometros de rocha debaixo da terra, incrivel!

Alem do mais, Uluru é sagrado, pois os aborigenes costumavam viver ao redor da rocha. Durante o percuso em volta dela é possivel ver a area onde as criancas eram lecionadas, a cozinha, os lugares que eles costumavam dormir, a area onde as mulher davam a luz, a area de emboscadas para a caça e etc. A grande rocha vermelha é tão sagrada para os aborigenes que em certas parte voce nao tpermicao de tirar fotos, caso contrario devera pagar uma multa de A$ 5,000. Pensa que é brincadeira, é?

Finalizando, tive otimas experiencias no Outback, conheci gente bacana inclusive alguns se tornaram grande amigos. Na Australia existe algo muito especial, pois voce conhece as pessoas a pouco tempo e quando ver, ja se tornou um grande amigo, muita vezes um amigo do peito. Vi coisas fantasticas que jamais imaginei ver e aprendi muito sobre o pais, cultura, diferencas e etc, Agora se voce ainda tem duvidas se recomendo fazer esse tour ou não, irei escrever em letras grandes: `FAÇA NAO IMPORTA O QUANTO DE DINHEIRO IRA GASTAR, CERTAS EXPERIENCIAS NAO TEM PREÇO!`

Com relacao a gastos, investi algo em torno de A$ 700,00, incluindo acomodacao em Backpacker, o tour de 3 dias, o voo de ida e volta pra Melbourne (atraves da Tiger airways) e custos com alimentacao. Normalmente toda cidade tem um mercado Coles, algumas vezes sai mais barato voce ir ate la comprar os ingredientes e fazer sua propria comida do que compra. Cabe a voce decidir!

Quero encerrar o post agradecendo a Deus, por estar provendo essa oportunidade de aprender e ver o mundo de uma forma que jamais se quer pensei em fazer.

Uma das vistas que temos do Kings Canyon, fantastica!

Outra muito bacana e o brasilierinho marcando presenca lá!~

O por-do-sol perto da grande rocha Uluru. Com direto a areia vermelha e tudo mais!

Na trilha do Valley of the Wind!

Sem comentarios!

Preciso falar?

Olha o Cameloooooooooooooooooooooooooo!

Adoro essa foto!

Parece uma onda nao é?

Meu adoro essa foto!

Fiquem com Deus,

Nenhum comentário:

Postar um comentário