São Paulo

sábado, 31 de julho de 2010

Pe na Estrada: Airlie Beach (Whitsunday)

Caro Leitor.

Sera com um enorme prazer que irei descrever minha `hospedagem` em Airlie Beach, portal de entrada pra as magnificas ilhas de Whitsunday. Vindo de Townsville com o Marco, Italiano nato de Roma, chegamos pela manha na cidade. Como a velha rotina diz, procurar lugar pra ficar, apos isso fazer o check-in no tour ou procurar um p/ o dia seguinte.

O tour que fiz foram tres dias navegando pelo arquipelogo de Whitsundays em um barco relativamente pequeno (capacidade de 13 pessoas) com duas velas (A main seal e a Head seal).Durante esses tres dias, tive um short course de sailing, mergulhei com e sem cilindro tambem. Como disse anteriormente estou ficando viciado em mergulho com cilindro.

O Marco nao tinha tanto tempo disponivel, entao ele optou por um tour de um dia. Naquela noite me Airlie fizemos um breve tour pela cidadezinha (era muito pequena mesmo) e, é claro, acabamos a noite fazendo um baita de um churrasco so que dessa vez na Lagoon perto da praia. Um ponto que quero ressaltar é que as coisas em Airlie Beach sao relativamente caras. Talvez pelo fato do mercado ser um pouco afastado do centro, os mercados menores `exploram` os turistas.

No dia seguinte, peguei o barco em direcao ao Whitsunday. Mas antes conhecam a tripulacao; David from Scotland, Cecilia from Swiss, Annie e Sarah from Suiça, um grupo de 8 franceses e o unico brasileiro fazendo presenca. O primeiro dia fui nublado e frio, o sol decidiu aparecer apenas no final do dia. Mas como fiz o diving no primeiro dia, isso nao influenciou muito. Foi muito bacana poder ver parte da Great Barrier Reef novamente, porem continuo preferindo Cairns, pois esta mais conservada. O grande diferencial dessa vez foi que o numero de peixes eram incrivelmente maior e alguns casos eles nadam com voce, pois nao o temem.

Dormir no barco tambem nao foi facil nessas duas noites, pois como tudo era muito `preciso` pra nao dizer `apertado` a cama que fiquei era semelhante a um caixao. Se levantasse muito a cabeca acertava a cama de cima.Okay, minha cabeca é um pouco avantajada, tenho que assumir isso. Risos.

Tomar banho. Mais uma vez tenho que dizer que, para Backpackers banho é luxo. É isso mesmo, passei tres dias sem tomar um banho ou saber o que é isso. A grande vantangem era que quando entrava no oceano estava tao fedido que espantava até os sharks! Brincadeira, mas meu cabelo estava duro de tao sujo! No caso do banho, o barco nao comportava tomar uma ducha pois era muito pequeno e poderiamos esgotar o reservatorio de agua, entao já viu.

Chegamos nas ilhas de Whitsunday no dia seguinte, apos um churrasco no barco. Isso mesmo o Aussie Barco tinha um barbecue instalada na parte de tras. Nunca vi e, ouso dizer que talvez, nunca irei ver algo como Whitsunday denovo. Uma areia tao, tao, tao, tao, tao, tao, mas tao branca que lhe obriga a contrar os olhos de tao brilhante, combinado com um oceano de agua cristalina e azulada tem-se a visao de se estar em uma praia estremamente paradisiaca. Cheque nas fotos.

Uma das coisas que me lembro com constancia era agradecer a Deus contantemente por poder presenciar algo tao maravilhoso como aquilo. Uau!

Em fim, estamos primeiramente em um ponto de vista aonde era possivel ter uma visao paronamica de toda a praia (chamada aqui de Whitehaven). Apos dezenas de fotos fomos para a praia, correndo de tanta empolgacao.

Os guias lhe orientam nao entrar na agua, pois existem alguns animais perigosos incluindo Jellyfish (agua viva). Mas uma vez em que voce se depara com esse lugar é impossivel nao entrar, poderia ter ate ameaca de tubarao que eu daria um belo de um mergulho! Okay, o fato de ser brasileiro tambem contribuiu. Risos.

Resumindo, brasiliero e franceses entraram nas aguas geladas de whitsunday. Passamos o resto da tarde lá e, em um dos pontos era possivel se deparar com algumas arraias. Confira a foto tambem.

No final do dia, fomos `resgatados` pelo barco e fomos fazer um mergulho proximo dali. A ultima noite no barco foi regada de cantigas de marujos. Dia seguinte, mergulho pela manha, almoco, mergulho pela tarde e retorno pra a maior ilha de Whitsunday, Australia.

Nessa noite, reencontramos o pessoal (apos um maravilhoso banho de 30 minutos!) em um pub no centro de Airlie Beach. Apos um longo bate-papo voltei para o hostel, pois no dia seguinte tinha destino marcado para Hervey Bay conferir a maior ilha de Areia da Australia, Fraser Island.

Dentre as conclusoes que tirei dessa viagem foi que, seasickness (mal estar provocado pelo movimento do barco) é passageiro. Depois de um tempo `vivendo` no barco voce fica com `landsickness` (mas estar provocado pelo NAO movimento da terra). Mais uma vez fiz grandes amigos, em especial Omar da Franca, um cara que mostrou-me que minha tese nao está erra, onde creio que nao importa a sua origem ou sua crenca, pesssoas sao pessoas, muitas pessoas de religiao ou paises diferentes possui principios e valores semelhantes ao seu. Foi aonde me identidiquei com esse Muslim da Franca.

Esse é o Oma. Ele estava um pouco de saco cheio do sol. O que voce acha?

Fantastico, nao é?

Nao, nao é uma propaganda de tv! Mas que o plano de fundo é bonito isso é!

Hum... Acho que nao é necessario!
Preciso falar?

A galerinha toda reunida.

As meninas da Suica.

Tirei essa foto a noite quando chovia.

Dentro do barco, muito maneiro por sinal.

O Cais aonde peguei o barco.

Mais uma vez, fiquem todos voces com Deus nao importanto no que acreditam, ou nao.