São Paulo

São Paulo

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Trabalho Árduo!

"Change is the law of the life. And those who look only to the
past or present are certain to miss the future".
John F. Kennedy

Caro Leitor.

Iniciarei essa postagem de uma forma diferente, tentarei expor minhas ideais, meus anseios e sentimentos de uma forma direta, sem muito rodeios.

Estou na Australia a 4 semanas e muita coisa aconteceu desde minha chegada aqui no dia 14 de janeiro. Vim determinado a buscar um nivel elevadisso da lingua inglesa o que justifica estar trabalhando pesado nesses ultimos 30 dias.

Vida de Estudante na Australia não é facil! Escrevi estudante com o `E` maiusculo para diferenciar que realmente está aqui para estudar de quem está aqui para estudar, mas principalmente para se divertir.

É importante momentos de lazer com certeza, ainda mais quando voce está sozinho em um pais desconhecido e constantemente se sente solitário, mas nem só de bons momentos vive os homens!

Quando expus minha meta, mais uma vez, foi para liberar toda a angustia que está armazenada em meu peito, pois tenho estudo em média 12 horas por dia! Gramática, pronuncia, leitura, escrita e listening. Ai você me pergunta: `Já está falando proeficientemente?` Estou muito, mas muito longe disso.

Nos primeiros dias que cheguei aqui, senti muito a velocidade do speaking australiano. Demorei dias ou semanas para se acostumar e nao entender o que eles falam. Hoje, tenho uma compreensão de 90% do que eles falam, dependendo da velocidade. Se for a narração de um jogo de futebol ou tráfego da cidade isso cai para 30%.

É, temos que estar sempre muito bem centrados, pois caso contrário perdemos a cabeça. NÃO É FACIL aprender e estudar ingles, e não vai ser uma simples e rápida visita a um pais que vai lhe proporcionar a pronucia nessa lingua.

Mas como havia dito antes, tenho estudado muito e tenho visto algumas melhorias em meus estudos, percebi que hoje entendo perfeitamente um americano falando e, consigo distinguir os accents (como se fosse o sotaque) de pessoas que falam ingles. Além disso, minha leitura melhorou muito desde que cheguei aqui. Na ultima sexta,fiz um simulado de IELTS ( Exame que comprova a proeficiencia na Lingua Inglesa) para reading (leitura) e consegui acertar 77%, segundo a professora é uma porcentagem muito boa.

Mas para isso tenho lido uma revista `conceitual` inteira por semana e um livro também. Tenho uma pilha imensa em minha desk para ler ainda e outros que ainda nem comprei.

Reforço ainda que, além disso tenho problemas pessoas para resolver aqui, assim como tinha no Brasil. O fato de você estar em outro pais não significa que seus problemas acabaram (Tabajara!) ou que você terá uma vida nova. Esqueça isso, pois você continua o mesmo ser de antes, talvez com pensamentos um pouco mais `ampliados` do que o normal! E, pessoas são pessoas, aonde quer que você esteja, aqui ou na lua.

Nesses ultimo dias, tenho trocado alguns emails com meus familiares e eles tem percebido um pouco de minha angustia, a primeira coisa que fala com eles é :`Tenho estudado muito, mais do que no vestibular`. Pois sei que 7 meses é pouco tempo para dominar essa lingua de forma proficiente.

Mas sou Brasileiro e não desisto NUNCA!

Somando a isso, tem as situações adversas que passamos aqui. Quantas não foram as vezes em que estava com um problema, duvida ou perdido e precisei perguntar ou obter alguma informação com alguém e não consegui me comunicar. E isso, vai alterando seu humor e quando você nota, está quase gritando com a pessoa, sendo que o problema não é o tom de voz, mas sim sua pronuncia incorreta. Quer exemplos? Veja alguns:

Logo que cheguei aqui, fui comprar um bilhete semanal no guiche do Trem. Pedi UM ticket e a mulher me deu DOIS! Pedi desculpas a ela e informei que era apenas um! E ela frizou para mim que eu havia pedido dois!

Outro, estava com um problema no banco e precisava ir até uma agencia. Não encontrava a agencia no centro de forma alguma, então entrei em uma loja de conveniencia e perguntei :
`Hi! I'm looking for a agency of Bank West! Do you now where I can find one? ` A mulher me disse: `AgenCYYY? Sorry, I Can't help!Go to Information Centre. Turn the left.` Em outras palavras ela rapidamente corrigiu minha pronuncia e falou para virar a esquerda! Sai da loja sem entender muito bem o que ela quis dizer, mas ao andar um quarteirao e perguntar ao jornaleiro aonde era o Information Centre ele me disse que era a minha esquerda!

That's Melbourne!

Um outro que me lembro; estava em uma cidade turistica no interior de Melbourne e me direcionei ao Staff - funcionário - para saber se havia uma centro historico na cidade. Apos ter perguntando ele comecou a me explicar como faço para voltar para Melbourne e se eu nao tivesse um ticket ele providenciaria um! Nada a ver com que perguntei, conversei com ele de novo ai ele definitivamente me entendeu e, disse que não.

Agora a pouco, parei no Mc Donald's para enviar esse post e pedi um Big Mac Small Size. O atendente me respondeu com a seguinte pergunta: `Have you here or you take-out food?` O famoso `Vai comer agora ou levar pra viagem?`
O que é muito diferente do portugues, pois o verbo `Have`, pode ter diversos significados entre eles possuir ou fazer/ter. E ` take-out`, não preciso nem comentar, certo?

Fico feliz que essas situações `desagradáveis` ocorram, pois tiro sempre proveito delas!
Percebi que o meu Listening está muito melhor, por mais que o pessoal nao tenha me compreendido muito bem, e que tenho de trabalhar melhor minha pronuncia.

E o mais curioso é que estava, nesse ultimo final de semana, esperando alguns amigos em frente a estaçao quando me deparo com um sujeito paracendo um Homeless - sem teto - que inicia uma conversa comigo, derrepende o cara comeca a falar espanhol, chegou uma amiga minha francesa ele iniciou a conversa em frances, passou pra italiano - essa minha amiga fala italiano - e voltamos a conversar em ingles. É impossivel nao se questionar, como uma pessoa transparecendo estar em mas condicoes é poliglota! E eu e grande parte do mundo, se matando para estudar ingles!

Resumindo, para muitos que pensam que seu amigo, parente ou namorado está estudando no exterior tendo uma vida mansa, totalmente diferente provavelmente está enganado. Conheço alguns brasileiros aqui, ao quais não tenho muito contato, que recebem ligações e dizem que está tudo ótimo, que `catou` várias australianas gatas e vai pra aula e depois disso, vai pro Pub beber e que maravilha é esse pais. Insere fotos legais no Orkut para seus amigos e colegas pensarem que ele é o Rei da Terra do Kanguroo, após desligar o telefone tenta voltar pra aula e toma um baita esporro da professora, pois ficou muito tempo fora.

Pense nisso, reflita sobre o que é real e o que não. Digo isso para muitos aqui, nosso somos os nordestinos em Sao Paulo. Muitos gostam e muitos não, alguns acham toscos, o modo que falam, se vestem e muitas belas garotas paulistas COM CERTEZA não querem nada com eles, pois o que tem para oferecer a elas?

É claro que, para toda história, sempre temos dois lados e que temos alguns brasileiros aqui ou até mesmo estudantes de outras nacionalidades (colombia, japao, korea e china) que estudando MUITO e TRABALHAM muito, tendo dois ou até tres empregos simultaneos para juntar dinheiro ou pagar as contas. Tenho a sorte de conhecer alguns estudantes com esse carater.

Da mesma forma que comecei, encerro esse post de uma forma diferente. Com uma frase que li em uma resvista aussie aqui. Referente a um trecho do livro do Bill Gates.


"People often overestimate waht will happen in the next two years
and underestimate what will happen in ten".
Bill Gates, The Road Ahead


Muito Obrigado, caros AMIGOS.

2 comentários:

  1. Diego,

    Ótimo post!!

    Abraços,

    Wagner Pereira.

    ResponderExcluir
  2. Fala Wagnao!

    Todos os meus posts sao escritos/criados com base em minhas experiencias de vida. Com os momentos que passei sozinho ou com amigos como vc! Pessoas como eu e vc que nao temos riquezas materiais no resta apenas lutar,nao importa qual seja a circutancia. Como disse Charlie Chaplin `A persistencia é o caminho do exito`.

    Nunca desista!

    Um grande abraco meu amigo!

    ResponderExcluir